quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Angústia da Separação

Ufa, consegui chegar aqui e postar algo...
Iasmim está passando pela crise do oitavo mês, também conhecida como angústia da separação.
Está sendo dificílimo!
Ela acorda a todo instante chorando, quer mamar sempre, estira os bracinho o tempo inteiro, eu não posso me ausentar nem sequer pra ir ao banheiro porque é chororô na certa!

Pra quem nunca ouviu falar, aí vai uma breve explicação:

Por volta dos oito meses de vida do bebê começa a fase conhecida como “angústia do oitavo mês” ou “angústia da separação”. É uma etapa complicada e, ao mesmo tempo, muito importante no desenvolvimento psíquico da criança. Durante este processo é importante levar em conta as seguintes questões:
  • Por se tratar de um processo que pode provocar angústia nos bebês, o ideal nesta etapa é evitar grandes mudanças na vida da criança ou a troca da pessoa que cuida dela.
  • Se o bebê reagir aos estranhos buscando proteção ou com movimentos de fuga, converse com ele calmamente e apresente bem cada pessoa.
  • Durante a noite, o bebê pode acordar angustiado com necessidade de ter a mãe perto dele, mas também pode ser vítima de terror noturno, típico do amadurecimento do seu aparelho psíquico. A mãe deve ir até ele, mas o ideal é não tirá-lo do berço, tentando consolá-lo sem alterar demais a rotina de sono estabelecida até esse momento.
  • Um dos principais recursos para que o bebê viva esta etapa com naturalidade são as brincadeiras. A clássica brincadeira do “Achou!” – de se esconder, por exemplo, atrás de um tecido, e logo em seguida aparecer de novo – fará com que a criança aprenda que aquilo que vai embora volta depois.
  • Esta também é a época em que os bebês costumam jogar os brinquedos no chão, esperando que sejam trazidos de volta. Isso é parecido ao distanciamento dos seres queridos e seu retorno quando ele demanda.
  • Não se pode determinar o tempo de duração desta fase de angústia. Ela pode ser de dias ou de meses, dependendo de cada bebê. O fundamental é entender que não se trata de um retrocesso na evolução. Pelo contrário, é um dos passos mais importantes do seu desenvolvimento como indivíduo.

Estou extremamente cansda, mas, após ler muito sobre o assunto, estou mais calma, dando mais amor e atenção à minha bonequinha!
O Papai e eu estamos tentando de tudo para que essa angústia acabe logo e que seja o menos difícil possível!


Um comentário:

  1. Oie Ju, essa crise é complicada demais.
    Hoje eu sofri muito pra sair de casa para trabalhar. Não conseguia nem colocar minha roupa, pentear meu cabelo, Samuel só queria colo. Graças a Deus que nessas horas o colinho da babá resolve também.

    Mas é só mais uma crise e vai passar.

    Bjks pra vcs !!!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Bloguinho da Iaiá!