sexta-feira, 11 de maio de 2012

Por que o dia só tem 24h?

Por que um dia não tem 48h?
Se assim fosse eu daria conta de tudo que tenho que fazer.
Mas com "apenas" 24h, as coisas ficam por fazer.

Quando Iasmim era recém nascida, eu pensava que quando estivesse na idade que está, seria mais fácil, eu teria mais tempo pra ler, ouvir música, assistir filmes, falar ao telefone e tudo mais.. mero engano. Quanto mais ela cresce, mais complicado vai ficando.
Não consigo fazer absolutamente nada mais. Nem sequer ir ao banheiro sozinha. Agora, necessidades fisiológicas só com ela no colo. 

Jesus Cristo... tem horas que acho que não vou dar conta, juro!

Ela agora engatinha muito rápido, anda se segurando pelas paredes ou em qualquer outra coisa que consiga se apoiar. 
Graças a Deus ela não é de mexer, de pegar as coisas. 
Não precisei tirar nada do lugar: taças, porta retrato, baleiros, vasos, nada! Eu ensinei desde muito pequenininha que ela não pode pegar e pronto.
Acho ridículo mães que adaptam a casa para deixar a criança livre para destruir tudo que estiver ao alcance. 
Lógico que temos que tirar as coisas perigosas, adaptar sim, contra os perigos: ponta de mesa, objetos cortante, porta e tal, mas pra deixar a criança detonar com tudo, simplesmente "porque é pequenininho", não!
Tem que aprender limites desde cedo.

Sempre vi crianças entrar em lojas e arrancar tudo das prateleiras, deixar espalhados pelo chão e a mãe dizer, com a maior cara de paisagem "nossa, que menininha levada" e deixar por isso mesmo. 
Odeio gente sem limites e sem educação.
Aqui em casa a regra é outra.

Mas, ela detesta ficar sozinha. Mesmo que fique brincando no seu quartinho, eu tenho que está ao lado, observando e principalmente, interagindo. 

De uma hora pra outra, ela mudou muito. 
Não falo fisicamente, falo da personalidade mesmo.
Ela tá muito inquieta e birrenta. 

Aprendeu a chorar, gritar e se jogar na cama,e até dá tapas em mim e no pai, quando é contrariada. 
Fiquei desesperada com isso, sem saber como reagir. 
De início, expliquei pra ela que fazia dodói na mamãe e que Papai do Céu ficava muito triste com isso.
Adiantou? Não!
Li muito, fiquei assustada!
Daí a cena se repetiu e sabem o que eu fiz?
Na hora que ela deu uma tapa em mim, eu dei nela também!
Obviamente que sem força alguma, mas nunca tinha feito isso.
Ela chorou muito sentida. Queria me abraçar e eu disse que não, pois estava muito triste com ela.
Santo remédio!
Foi a última vez que ela deu tapinha em mim!
Agora ela já sabe, que isso faz dodói e que a gente fica triste.

Fiquei com o coração na mão. 
Não quero criar batendo não. 
Mas vou ser sincera: não acho que bati, não teve força, não ficaram marcas, não espanquei a minha filha. Apenas repeti o ato dela, pra que ela entendesse que não pode e pronto!

Está num grude comigo, que só por Deus.
Ela nunca foi assim.
Sempre ficava com outras pessoas de boa, sem nenhum problema.
Mas agora, dá escândalo quando fica com a Neia enquanto eu faço almoço ou tento tomar banho.
Não sei o que está acontecendo... Nem o que fazer.
Aceito dicas, hein!

Prometo voltar o quanto antes...
Mas vou dizer a vocês... cuidar é uma delícia, mas EDUCAR não é fácil, não!

Vamos que vamos...
Esperar para vê as cenas dos próximos capítulos!



4 comentários:

  1. é amiga por aqui estamos na mesma .... um grude só ... muita birra e tudo muito delica apesar de extremamente cansativo !!!!

    beijos e FELIZ DIA DAS MÃES

    ResponderExcluir
  2. Ju, Iaiá tá é muito fofa, isso sim!!! Linda da Tia!!!
    Olha, esse negócio de não querer ficar sozinha deve ser de família, porque Bebel também odeia...kkkkkkkkk
    Quanto as birras e mal-criações, vou dizer uma coisa que odeio quando me dizem, mas depois vejo que é verdade: É FASE. As fases vão e voltam e quando a gente pensa que nunca vai melhorar, melhora naturalmente e como por milagre. Até hoje não entendo muito bem, só sei que é assim!! kkk
    E a tapinha, Ju, você fez certo!! Nenhuma mãe quer bater em filho, né? Mas, tem vezes que extrapola e é o único jeito!! E, como você disse, nem doeu. Só foi o susto de ver você com raiva. E, veja como serviu!!!
    Feliz Dia das Mães, minha comadre linda!!! Que Deus abençoe sempre mais sua linda família e essa princesa que é linda demais!!!!
    Bjos!!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju!!! Já tinha deixado recadinho, mas não está! Será que não ficou?
    Olha, isso é fase, Ju!! Vocês são pais maravilhosos e ela está testando, como toda criança, mas com amor e disciplina, ela vai aprender que não pode bater. Demora, mas aprende.
    Bebel nunca bateu, não! Mas, em compensação é fã de uma escândalo. Ainda hoje, com 4 anos, se joga no chão, grita, se debate, sempre que é contrariada. Eu nunca cedo. Saio de perto. Com 2 minutos ela pára e vem se desculpar. Ela está me testando. Mas vai aprender que não vou ceder pra agradá-la. Mas a danada é teimosa, visse? kkkkkkkkk
    Quanto a palmadinha que você deu. Ju, não se sinta culpada, não!! Costumo dizer que a única mãe que nunca deu uma palmadinha no filho é porque não cuida dele. Eu já dei muitas. Palmadinha de mãe não mata, não! Ensina a viver!
    E esse negócio de não brincar sozinha, Bebel é assim até hoje. Deve ser de família, né? Se morassem perto, uma vinha fazer companhia pra outra kkkkkkk...
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  4. É difícil mesmo, esse dia que só tem 24h atrapalha de vez em quando ou sempre.
    É ficamos com o coração na mão, mãe também erra e aprende todos os dias. Educar não é fácil, desculpe mas eu não tenho nenhuma dica... Queria te ajudar, amiga

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Bloguinho da Iaiá!