domingo, 22 de abril de 2012

E começaram as indagações!

Olá, gente..
Até pensei em desistir do bloguinho da Iaia!
Amo isso aqui, mas é que a falta de tempo está imensa...
Porem resolvi continuar sabe por que?
Porque a nossa memória é fraca..
E eu quero poder contar tudo pra Iasmim.. tudo mesmo.. e sempre que puder, estarei aqui postando os detalhes do nosso dia a dia..
E também cogito a possibilidade de Deus me levar, e ela ficar sem ter a quem perguntar as coisinhas dela.. então isso aqui será uma bússola!

Iasmim está extremamente ativa, engraçada, observadora e inquieta!
Essa semana ela não parou por meio minuto sequer.
Graças a Deus ela não é uma bebezinha ruim, ela brinca facilmente com outras crianças, divide seus brinquedos sem dificuldade, não é de morder, beliscar, puxar cabelos, jogar brinquedos.. nada disso!
Mas ela detesta ficar sozinha.
Tem que ter alguém para brincar!
E já que nós duas ficamos sozinhas a grande parte do tempo, eu sou a companheira de brincadeira dela.
Brincamos de tudo. Ela ganhou bastante jogos educativo no aniversário e nos acabamos neles. Ela vibra, bate palma, dá as mais lindas gargalhadas... é uma delícia!
Semana passada dei tintas e uma tela e ela fez a sua primeira obra de arte...
Sou suspeita pra falar, mas ficou lindíssima!

Uma coisa tem me deixado inquieta e eu vou registrar aqui.
Bem pensei que as indagações da Iasmim que me deixariam de cabelo em pé, demorariam.
Imenso engano!
Advinha quem ela tem chamado bastante?
As avós!
Como vocês já sabem, as avós dela estão no céu, mas temos porta retrato com foto das duas em casa, e ela sempre vê, reconhece, manda beijo, ri, fala o nome dela e tudo mais.
Ou seja, ela interage normalmente com as fotos!
Só que, essa semana ela tem insistido bastante no tema: avó!
Ela tem, graças ao meu maravilhoso Deus, os dois avôs, que são super presentes na vida dela. O avô paterno mora a menos de 100 mts, e nós o visitamos todas as noites. Já o materno, ela fala sempre ao telefone, mas também vê fotos e sabe até falar o nome dele "Isso (Wilson)".  Mas isso pra ela não basta. Ela quer as avós!

Fiquei com o coração partido em dez mil pedaços essa semana e vou explicar o porquê!
Lembram da Letícia, amiguinha da Iaia?
Pois é, essa semana fomos à casa dela vê os preparativo do aniversário da Lele e deixá-las brincar por um tempo.
Estavam bem distraídas, com milhões de brinquedos no chão quando a avó da Letícia chegou.
Super feliz, ela foi abraçá-la e falou "Oi, vovó".
Gente, nessa hora Iasmim olhou pra mim, levantou a mãozinha como quem diz "cadê?"o e falou "vovó?" Tipo assim: e cadê a minha vovó?

Meu Deus do céu, eu fiquei branca, meu coração disparou e eu não tinha o que responder à ela!
A minha filha estava me pedindo uma coisa que eu JAMAIS poderei dar: o direito de ter uma avó!
A minha amiga, mãe da letícia, percebeu na hora a maneira que eu fiquei e disse que a Iaia vai ter um monte de avós "postiça".
Entendo... ela quis mudar a situação, não me deixar triste... e agradeço demais por isso, mas, a dor permaneceu no meu coração!

Embora eu nunca tenha passado por isso, sempre achei lindo, avós passeando no shopping com seus netos, tomando sorvete, contando histórias, mimando, ofertando coisas que os pais não gostam... e isso não vai acontecer na minha casa.

Iaiazinha ainda é muito pequena, não vai entender perfeitamente agora. Mas contarei sempre histórias as avós dela, das grandes mulheres que foram, do prazer que teriam em conviver com ela, da maneira que batalharam para chegar onde chegaram e tenho que explicar também que Deus as levou para perto Dele e que um dia nos reencontraremos, mas enquanto isso, meu coração vai doer todas as vezes que ela me perguntar das Avós!

Mesmo sabendo que esse vazio que elas deixaram jamais será preenchido, eu te prometo, minha filha, ser a melhor mãe do mundo e te proporcionar todos os momentos de alegria e descontração que viverias ao lado delas!

"Pedir pra você ir lá em casa, para brincar de vovó com a minha filha no tapete da sala de estar!"


                                                                    Avó Materna - France

                                                             Avó Paterna: Tiana


3 comentários:

  1. Ai amiga, não desista!! Realmente nossa memória é fraca, guardando aqui quando ela crescer ela poderá ler tudinho, rs

    Lindo post! Estou sem palavras

    Beijos
    Lilia

    ResponderExcluir
  2. Ju, nunca desista do blog!!!! A nossa memória é fraca e aqui fica tudo guardadinho! O único arrependimento que tenho é de não ter começado a escrever antes. Perdi os dois primeiros anos de Bebel, que foram riquíssimos, pois ela era muito precoce, principalmente na fala! De Teresa, não perco nada!!!!
    Venha quando tiver tempo!! Mas, venha!!!!!
    Quanto as vovós, você sabe que passo pela mesma situação. Também acho super triste! Principalmente, eu que tive uma avó e um avô que não existem mais igual, Deus os fez e jogou a forma fora!
    Mas, tento fazer com que isso seja o menos pesado pra Bebel. Embora eu fique morrendo de pena dela (confesso), não demonstro nem por decreto.
    Quando ela era da idade de Iaiá, não falava muito das avós pra ela. E ela, embora saiba quem são as avós, pois vê fotos, e goste delas (na medida que é possível se gostar de quem não se conhece), não tem noção exata da falta que a ausência delas representa. Tanto que quando dizia a alguém que ela não tem avó, ela respondia bem atrevida: "-Tenho sim! Vovó Laurita!"
    Além do mais, embora minha mãe tenha sido maravilhosa (você conheceu), sei que sou mais presente que ela na vida de Bebel. Porque Mainha era separada e tinha a responsabilidade financeira nossa, totalmente nas suas costas e tinha que trabalhar muito. Morreu voltando do trabalho.
    Já eu, justamente por essa ausência de avó, sempre procurei ser muito presente pra compensar. E, sinceramente, acho que compenso! Vivo pra Bebel, estou presente em todos os momentos. E isso faz diferença. Sei que você também é assim!
    Portanto, sempre uma coisa vai compensando a outra!
    Claro que sei que ela adoraria as avós. E seria muito mimada pelas duas. Mas, não foi da vontade de Deus e eu me conformei com ela. Tanto que Isabel NUNCA VEIO ME RECLAMAR POR NÃO TER AVÓS. Ela não imagina como é bom. E nem quero que ela imagine. Vou fazê-la sofrer pra que, se isso não tem jeito?
    Evite demonstrar pra Iaiá que isso te entristece! Mostre que sente saudade, mas que é uma saudade boa. Lembranças boas. Sei que é difícil, Ju. E a gente tem que se fazer de forte, enquanto morre por dentro. Mas é pro bem delas, pra elas não sofrerem, e também pra saberem lidar melhor com a morte! Entender e acreditar de fato que a morte não é castigo, ,não acontece só com gente ruim e não é o fim! A vida continua lá no céu!
    Falo muito de Mainha, Dona France, Voinha e Voinho aqui. Conto histórias e como eles eram. Bebel mesma já conta algumas histórias deles. Tanto que quando catuca o nariz, diz que é igual a Voinho!!! kkkk... Mas sempre são histórias alegres e pra cima. Pra que ela conheça, mas não se entristeça!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ju, tem um desafio pra tu lá no meu bloguinho, viu??? Passa lá!!!
    Bjos!
    Juliana Almeida
    www.blogdabebel.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Bloguinho da Iaiá!