terça-feira, 18 de outubro de 2011

Um convite especial

Recebi um convite super especial da minha cunhada Juliana: escrever um post sobre Amamentação, pra ser divulgado no Blog da Bebel, que é um bloguinho delicioso de ler e seguir, afinal de contas, essa Bebel apronta cada uma!!!! Quem puder, passa lá: blogdabebel.com.br

Vou agora dividir com vocês o que escrevi:

A Amamentação e seus dilemas

Desde que engravidei, me preparei demais para me amamentar, conversei muito com o meu médico sobre isso, mas, quando a Iasmim nasceu, eu não tinha nada de leite e logo no hospital, por indicação dos profissionais, ela tomou leite artificial.

Tive muito medo que ela não quisesse mais o meu peito, pois sempre falam que bebês que pegam chupeta e mamadeira, largam o peito rapidamente.
Até completar 2 meses, Iasmim ficou mamando em mim e tomando complemento com leite artificial.

A pediatra dela falava muito, me cobrava demais a amamentação EXCLUSIVA e em LIVRE DEMANDA. E, depois de muito sacrifício, consegui!
Isso era pra ser uma maravilha, correto?
Mas não foi.

Já que “optei” pela livre demanda, Iasmim tinha o peito sempre que desejava e sabe o que aconteceu? Eu virei uma chupeta ambulante.

Ela se tornou totalmente dependente do peito para dormir.
Por muitas vezes tentei acabar com essa mania, mas sempre acontecia algo: duas mastite, dor de garganta, inflamação no ouvido e etc. e eu, muito cansada, recorria ao método mais rápido para fazê-la dormir: peito.

Tudo bem, sei que estou errada, mas sou de carne e osso, preciso dormir também, para descansar e cuidar dela no outro dia.

As minhas madrugadas se tornaram extremamente cansativas, pois ela queria peito a noite inteira, eu não conseguia dormir nada.

No auge do meu cansaço, por algumas vezes, dormi sem blusa e com ela na cama, pois, assim que chorava, já juntava o meu corpo ao dela e continuava deitada.
Por muitas e muitas vezes, chorei de arrependimento, de desespero, de sono, de carência, de medo.. chorei por tudo.
Mas a luta continua.

Hoje, aos dez meses, Iasmim ainda mama, já tentei dar outro leite, oferecer mamadeira, mas ela não aceita de forma alguma, o que contribui mais ainda para a dificuldade do desmame...

Mas já evolui um pouco! Ela dorme no bercinho dela, e algumas vezes, quando chora de madrugada, eu consigo fazê-la voltar a dormir ninando, sem dar o peito. Mas não é sempre que ela dorme, nem que eu consigo ficar acordada.

Sei que o leite materno é saudável, é o melhor para o bebê, que aumenta o vínculo mãe-bebê e blá blá blá, mas esse outro lado da amamentação fica escondido...

Não me arrependo de ter insistido no aleitamento materno, mas se soubesse de tudo isso, certamente não optaria pela livre demanda.

2 comentários:

  1. Eu vi seu post lá no blog da Bebel e da Juliana também e daqui a pouco de mais um bebê, rs.
    Amei o post!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. concordo Ju, e tem mais,eu amamentei minhas duas filhinhas mas aos 7 meses ja tomavam mamadeira tbem e mesmo assim são fortes e super saudáveis. Além disso uma mamadeirinha pra complementar ajuda nas madrugadas e no outro dia temos mais disposição pra cuidar delas.
    Ah leio sempre o blog, amooooo a IAIA tá cada vez mais linda Bjo Viviane!

    ResponderExcluir

Obrigada por visitar o Bloguinho da Iaiá!